quarta-feira, 12 de maio de 2010

Mapa de avaliação ( 3ª série)

Instrumentos Avaliativos II Unidade – 2010 3ª Série

. Pais,
Segue abaixo um cronograma das avaliações e trabalhos que serão realizados com seu filho(a) nesta unidade.

Língua Portuguesa
Instrumentos Valor
Produção Textual 2,0
Atividade Avaliativa 3,5
Atividade Aval. Interpretação de Texto 2,5
Atividades 1.0
CPI (comp./ part. e interesse) 1,0
Total 10,0

Matemática
Instrumentos Valor
Atividade avaliativa 3,5
Debate de matemática 2,0
Trabalho em grupo 2,0
CPI (comp./ part. e interesse) 1,0
Atividade individual 1,5
Total 10,0

Ciências
Instrumentos Valor
Atividade avaliativa 3,0
Experiência científica 1,0
Pesquisa individual 3,0
Trabalho em grupo 2,0
CPI(comp./ part. e interesse) 1,0
Total 10,0

História
Instrumentos Valor
Atividade avaliativa 3,0
Trabalho em grupo 3,5
Painel coletivo 2,5
CPI 1,0
Total 10,0

Geografia
Instrumentos Valor
Atividade avaliativa 3,0
Painel ilustrado 2,5
Pesquisa 2,5
Atividades 1,0
CPI 1,0
Total 10,0

Religião
Instrumentos Valor
Atividade Avaliativa 3,0
Trabalho em grupo 2,0
Trabalho em grupo 2,0
Produção textual 2,0
CPI 1,0
Total 10,0

Obs: Caso este cronograma tenha modificações, os senhores serão informados através de recadinhos na agenda do seu filho.

sábado, 1 de maio de 2010

INFORME - 03/05/2010


“Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em Ti”
(Isaías 26:3)
Srs. Pais,
Gostaríamos de relembrá-los de alguns eventos que teremos esta semana.

* Reunião de pais e mestres que acontecerá nesta terça-feira 04/05/2010 às 19hs30 na Igreja Adventista ao lado da escola.

* Programa em homenagem às Mães no dia 06/05/2010 ás 19hs30 no auditório da igreja Adventista (Endereço: Rua do Prado nº 500 - Bairro Bela Vista).
Usar traje esportivo.

Desde já contamos com as vossas presenças.
A Direção.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO II UNIDADE - JARDIM A 4ª SÉRIE E PROJETO TEMÁTICO



JARDIM I
PROFESSORA CLAUDICÉIA BARROS

MATEMÁTICA
1. Quantificação e correspondência
2. Memorização e seqüência
3. Idem 2
4. Quantificação
5. Cores secundárias
6. Figuras geométricas
7. Agrupamento e quantificação
8. Contagem
9. Escrita numérica
10. Diferenças entre tamanhos e noção espacial
11. Jogos e brincadeiras
12. Função simbólica
13. Memorização e sequência
14. Números vizinhos
15. Conceito: em cima, baixo e meio
16. Conceitos: mesma direção, sentido contrário
17. Cálculo mental
18. Conceito: grosso e fino
19. Diferença entre tamanho e noção espacial

PORTUGUÊS
1. Identificação dos nomes.
2. Ditado de gravuras
3. Produção de textos.
4. Paradidático
5. Linguagem expressão oral
6. Ditado de gravuras
7. Rimas
8. Interpretação de texto
9. Produção de texto
10. Nome próprio
11. Práticas de leituras
12. Vogais: sons iniciais e finais das letras
13. Alfabeto móvel
14. Recorte e leitura de figuras

NATUREZA E SOCIEDADE
1. Os sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar
2. Higiene bucal
3. Meios de comunicação
4. Plantas: partes da planta, função das plantas, plantas medicinais, como cultivar as plantas, crescimento das plantas, diversidade de plantas, plantas que dão e não frutos
5. A história da escola (funcionários/ ambiente/ localização/ percurso e educação)
6. Água
7. Alimentos saudáveis

RELIGIÃO
1. Regras de convivência
2. Um templo para Deus
3. Daniel
4. Deus fez meu alimento
5. Uma história que vovó contava
6. O menino e seu lanche
7. Por favor, e muito obrigado
8. O pecado
9. O dilúvio
10. Esaú e Jacó

ARTES
1. Pintura livre
2. Artes com matérias recicladas
3. Lembranças para mamãe
4. Pinturas dirigidas
5. Criação de desenhos
6. Desenho livre

MOVIMENTO
1. Andar sobre obstáculos
2. Rolar sobre objetos
3. Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do corpo (força, velocidade, flexibilidade e deslocamento)
4. Brincadeiras e jogos que envolvam (correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se) percepção rítmica

IDENTIDADE E AUTONOMIA
1. Cuidado com o corpo.
2. Convivência com o meio/ Auto-estima
3. Escolhas
4. Cuidados com a escola, colegas e objetos pessoais


JARDIM II
PROFESSORA EDNALVA SOUZA

HISTÓRIA E GEOGRAFIA
*Conceito de rua;
* Conceito de Bairro;
* Partes da casa;
* Objetos da casa;
* Escola;
* A sala da aula;
* Dependências da escola;
* Funcionários da escola;
* Datas comemorativas

MATEMÁTICA
* Numerais de 10 a 20;
* Vizinhos: (antes e depois)
* Conjuntos.
* Numerais por extenso;
* Igualdade;
* Ordem decrescente;
* Ordem decrescente;
* Reta numérica;
* Sinais de =(igual) ou # (diferente);
* Sinais de Maior e Menor;
* Adição.

CIÊNCIAS
• Desenvolvimento humano
• Nosso corpo
• Características físicas
• Os sentidos
• Postura adequada para a saúde do corpo
• Higiene do corpo
• Os órgãos dos sentidos

RELIGIÃO
O pecado
* O dilúvio
* Esaú e Jacó
* José
* Moisés
* Davi
*Sansão
* Daniel


PORTUGUÊS
1. Identificação dos nomes.
2. Ditado de gravuras
3. Produção de textos.
4. Paradidático
5. Linguagem expressão oral
6. Ditado de gravuras
7. Rimas
8. Interpretação de texto
9. Produção de texto
10. Nome próprio
11. Práticas de leituras
12. Vogais: sons iniciais e finais das letras
13. Alfabeto móvel
14. Recorte e leitura de figuras


PROFESSORA AUCELÚCIA
1º ANO

HISTÓRIA E GEOGRAFIA
* Conceito de rua;
* Conceito de Bairro;
* Partes da casa;
* Objetos da casa;
* Escola;
* A sala da aula;
* Dependências da escola;
* Funcionários da escola;
* Datas comemorativas

MATEMÁTICA
* Numerais de 10 a 20;
*conjuntos.
* Vizinhos: ( antes/depois)
* Vizinhos: ( antes/depois)
* Numerais por extenso;
* Igualdade;
* Ordem decrescente;
* Ordem decrescente;
* Reta numérica;
* Sinais de =(igual) ou # (diferente);
* Sinais de Maior e Menor;
* Adição.


CIÊNCIAS
• Desenvolvimento humano
• Nosso corpo
• Características físicas
• Os sentidos
• Postura adequada para a saúde do corpo
• Origem do alimento
• Higiene do corpo
• Os órgãos dos sentidos

ENSINO RELIGIOSO
*O pecado
* O dilúvio
* Esaú e Jacó
* José
* Moisés
* Davi
*Sansão
* Daniel

LÍNGUA PORTUGUESA


PROFESSORA IVANILDE
2º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA
Gramática → Acento agudo. Pág 51
Ortografia → ge – gi. Pág. 54
Gramática → Acento circunflexo. Pág. 57
Ortografia → gue, gui/ gua. Pág. 60
Gramática → Acento til. Pág. 63
Ortografia → que, qui/ qua. Pág. 67
Gramática → Frase, ponto final, vírgula. Pág. 71
Ortografia → já – je – ji – jo – ju. Pág. 75
Gramática → Ponto de interrogação. Pág. 78
Ortografia → za – ze – zi – zo – zu. Pág. 81
Gramática → Ponto de exclamação. Pág. 83
Ortografia → r/rr. Pág. 87
Gramática → Travessão, dois pontos. Pág. 91
Ortografia → r com fraco. Pág. 94

Livro de Texto Interagir e Crescer
• Um é pouco, dois é bom, três é ainda melhor... Pá. 46
• Longe ou perto? Cá ou lá? Vamos encurtar distâncias? Pág. 63
• Todos unidos na lida de preservar a vida. Pág. 79
Produção de Texto.
Ditado de palavras e frases.


MATEMÁTICA
Livro Interagir e Crescer
1 - Subtração. Pág. 68
2 - As subtrações no dia – a – dia. Pág. 7
3 - Dezena. Pág. 79
4 - Par ou ímpar? Pág. 91
5 - Adição com dezenas. Pág. 97
6 - Medidas de Comprimento. Pág. 163
7 - Medidas de capacidade. Pág.172
8 - Subtração com Dezenas. Pág. 122
10 - Dúzia e meia dúzia. Pág. 161




HISTÓRIA
Livro Interagir e Crescer
Convivendo com os outros: A família
• A família. Pág. 28
• Existem famílias diferentes. Pág. 31
• Famílias de outras épocas. Pág. 38
• O tempo que passamos com a família. Pág. 42
• Planejando a família. Pág. 46



GEOGRAFIA
Eu, o mundo e os mapas. Pág. 25
• Aprendendo a fazer mapas. Pág. 126
• “O mapa do eu”. Pág. 131
• Descobrindo mais coisas no “mapa do eu”. Pág. 134
• “Mapa do eu” – Um lado e outro lado. Pág. 136
• “Mapa do eu” – Em cima e embaixo. Pág. 140
• Completando o “mapa do eu”. Pág. 143

CIÊNCIAS
Interagir e crescer
Planeta Terra, Mundo da Vida
1 - O mundo onde vivo p30
2 - Frio ou Calor? Os climas da Terra p36
3 - Seres vivos e elementos nao vivos p45
4 - O mundo animal: vida de bicho p52
5 - O mundo vegetal: vida de planta p64

RELIGIÃO
Um plano para a família de Deus
1 – O preço da desobediência.
2 – A solução de Deus.
3 – Elas andaram com Deus.
4 – Um estudante aplicado.
5 – Um convite especial.
6 – Um homem agradecido.
7 – Promessas.
8 – Promessa cumprida.

PROFESSORA MÁRCIA
2ª SÉRIE


PROFESORA KEILA
3ª SÉRIE

HISTÓRIA
2. Os diferentes tipos de cidades
• Cidades antigas e históricas.
• Cidades modernas.
• Cidades industriais

MATEMÁTICA
1> Terminologia da divisão e multiplicação.
2 > Gráficos com dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo.
3 > Multiplicação por 10, 100, 1000.
4 > Cálculos com 2 e 3 algarismos no multiplicador.
5 > Prova real da multiplicação e divisão.
6 > Divisões exatas e inexatas.
7 > Divisões com centenas de milhar no dividendo.
8 > Divisão com 0 no cociente.
9 > Problemas de multiplicação e divisão.

LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura e interpretação.
2 > Sinais de pontuação [: __ ... “ ( ) ]
3 > substantivos.
4 > Adjetivos.
5 > Gêneros, número e grau do substantivo.
6 > Artigos.
7 > Dígrafos.
8 > Ortografia.
9 > Produção de texto e carta.
10 > Descrição.
11 > Leitura literária.

CIÊNCIAS
1 > O solo.
2 > A água e os seres vivos.
3 > Importância da água e processo de filtração.
4 > Saneamento Básico.
5 > Ecologia.
6 > Cadeia alimentar.
7 > Os animais.
8 > O trabalho dos animais.
9 > Animais vertebrados e invertebrados

ENSINO RELIGIOSO
1 > Resolvendo Problemas.
2 > Cuidado com as palavras.
3 > Um Pequeno Lanche.
4 > De onde veio o dinheiro?
5 > Atravessando o rio.
6 > Corvos alimentam um homem.
7 > Uma Noite com os Leões.
8 > Da água para o vinho.
9 > Andando sobre as águas.

GEOGRAFIA
Campo –Cidade: uma boa parceria?
1. O que é campo?
2. Entre o campo e a cidade.
3. E chegaram as máquinas.
4. N cidade: não há vagas!


PROFESSORAS VILMA E GILCA
4ª SÉRIE A e B

LINGUA PORTUGUESA
1. Textos.
2. Textos e livros literários.
3. Produção de textos.
4. Verbos.
5. Verbos.
6. Concordância verbal.
7. Pronome.
8. Pronome.
9. Divisão silábica.
10. Interjeição.
11. Ortografia.
12. Participação.
13. Comportamento.

CIÊNCIAS
1. Sistema Circulatório.
2. Circulação.
3. O coração.
4. Órgãos do Sistema respiratório.
5. Função dos órgãos do sistema respiratório.
6. Doenças causadas pelo fumo.
7. Função dos órgãos do sistema urinário.
8. Substancias eliminadas pelo sistema excretor.
9. Tarefas
10. Comportamento.

ENSINO RELIGIOSO
1. Sem diferenças.
2. Sem medo das dificuldades.
3. Um semeador e suas sementes.
4. E virá um Salvador.
5. Do sonho para a realidade.
6. Ele morreu por mim.
7. Dias inesquecíveis.
8. Virei outra vez.
9. Jesus ressuscitou.
10. Uma pequenina fé.
11. Comportamento e tarefas.

MATEMÁTICA
1. Expressões numéricas.
2. Divisores e M.D.C.
3. Números primos e compostos.
4. M.M.C.
5. Frações.
6. Tipos de frações.
7. Simplificação de frações.
8. Comparação de frações.
9. Operações com frações.
10. Transformação de números mistos em fração imprópria.
11. Problemas com frações.
12. Comportamento.
13. Tarefas.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA
1. O relevo do Brasil.
2. Os climas brasileiros.
3. A população brasileira.
4. A vegetação brasileira.
5. Região Norte.
6. Descobrimento do Brasil.
7. Colonização do Brasil.
8. Tratado de Tordesilhas.
9. As primeiras expedições.
10. Expedições colonizadoras.
11. Comportamento.
12. Atividades



ESCOLA ADVENTISTA DE TEIXEIRA DE FREITAS


PROJETO 2010

II Unidade
SAÚDE DA FAMILIA

COMPROMISSO COM SEU FUTURO


PROJETO
2ª UNIDADE 2010
A SAÚDE DA FAMILIA
APRESENTAÇÃO

Aborda-se o aspecto da saúde da família como um todo especialmente no âmbito, mental, espiritual, físico, bem como o econômico e social. Despertando nos alunos a necessidade de priorizar esses aspectos na vida familiar como uma tentativa de viver plenamente. Pois se entende como saúde um conjunto que envolve mente, corpo, espírito e finanças. É salutar, para tanto, promover a harmonia destes, no intuito de conduzir a família a um futuro melhor.

JUSTIFICATIVA

O presente projeto se justifica a partir da necessidade de fazer com que os alunos compreendam que a família do século XXI tem seguido padrões que se distanciam do ideal em relação à saúde e que mudanças precisam ser feitas no sentido de se entender a importância de resgatar estes valores fundamentais para o bem – estar.

OBJETIVO GERAL

Reconhecer que a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consiste apenas em ausência de doença ou enfermidade. A saúde mental constitui-se como parte indispensável da saúde geral, permitindo ao indivíduo o aproveitamento pleno de suas capacidades cognitivas, relacionais e afetivas. Certificando que o suporte familiar pode ser compreendido como manifestação de atenção, carinho, diálogo, liberdade, proximidade afetiva, autonomia e independência existente entre os integrantes da família.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Perceber a importância dos valores espirituais na formação do caráter do ser;
• Estabelecer relações familiares afetivas;
• Promover hábitos alimentares saudáveis que contribuam no desenvolvimento físico, mental e espiritual;
• Promover um dia saudável na escola.



METODOLOGIA

Após a apresentação e socialização do tema, levantamento de conhecimentos prévios das crianças e a interação do grupo, educador e educando, inicia-se portanto, as metodologias do projeto que direcionarão as atividades de áreas a serem trabalhadas de acordo com os conteúdos.


PROCEDIMENTOS

• Leitura compartilhada de um texto sobre saúde familiar, socializar o texto;

• Realizar uma palestra com um profissional da saúde para os alunos e a comunidade escolar; (cardiologista, nutricionista, personal trainner)

• Trabalhar com músicas relacionadas à saúde, sugestão: o sabão, eu gosto de frutas, por dentro e fora, cabeça, ombro, joelho e pé etc.;

• Confecção e concurso de música (paródia);

• Realizar um debate sobre mitos e verdades referentes à saúde (júri simulado);

• Estabelecer na semana um dia do lanche saudável na escola. Sugestão: frutas, água de coco, salada de frutas, lanches naturais;

• Convidar um membro da família para ensinar uma receita saudável, possibilitando que o docente posteriormente explore a interdisciplinaridade;


ATIVIDADES ESPECIFICAS

• Geografia: Estatísticas; as diferenças regionais em alimentação;
• Matemática: Economia familiar; (pesquisas, tabelas, graficos, debates, discussões);
• Inglês e Espanhol: Documentário em Power point;
• Artes: Reciclagem ;
• Ciências: Multimisturas e valores nutricionais;
• História: Influência da Mídia nos valores familiares. (debates, discussões, entrevistas,);
• Língua Portuguesa: Consumismo (produções textuais, debates, leituras e releituras);
• Religião: Dramatização;
• 4ª Série B: Confecção de um Jornal;
• Educação Infantil até 2º ano: Entrevista;


JARDIM I
• Convidar um dentista para fazer amostra sobre higiene bucal;
• Realizar no dia do lanche saudável um lanche coletivo em sala de aula;
• Convidar um membro da família para ensinar uma receita de lanche saudável (aos demais pais).


JARDIM II
• Convidar um dentista para fazer amostra sobre higiene bucal;
• Realizar um dia de lanche saudável com a turma;
• Convidar um membro da família para ensinar uma receita saudável.



1º Ano

• Convidar um profissional da saúde para uma palestra (dentista).
• Realizar um dia de lanche coletivo
• Convidar um membro da família para uma receita saudável.

2º Ano

2ª SÉRIE

3ª SÉRIE

4ª SÉRIE A

4ª SÉRIE B
• Confecção de um Jornal;


AVALIAÇÃO

Ao final do projeto depois de terem vivenciado inúmeras situações de aprendizagem, a avaliação dos alunos será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse, desenvolvimento, individual e coletivo, bem como o envolvimento da comunidade escolar.
A avaliação será realizada também de forma contínua e processual.


CULMINÂNCIA
Feira Cultural

REFERENCIAL TEÓRICO

A saúde física é fundamental para garantir o bem-estar mental e espiritual da criança, pois nos primeiros anos de vida é que o desenvolvimento físico determina como será a saúde na infância e futuramente na vida adulta, por isso é necessária uma atenção especial nessa fase, pois é aí que tudo começa. Para que a família esteja bem é necessário harmonizar corpo, mente e espírito.
O cuidado com o corpo e com a saúde física das crianças é tão importante quanto o cuidado espiritual e mental, e cabe aos pais, juntamente com a escola, esse papel de zelar e desenvolver a criança em todas as suas habilidades.

Pais e mestres assumem a responsabilidade de educar essas crianças, mas quão poucos dentre eles sentem o dever diante de Deus de conhecer o organismo físico, para que saibam como preservar a vida e a saúde dos que se acham sob seus cuidados. (White p.99).(CIC)

Além da saúde física, é fundamental o zelo pela saúde mental e espiritual, pois no contexto atual da sociedade existem várias ameaças identificadas nesse sentido, entre elas temos a internet, uma ferramenta que se mal usada pode trazer danos espirituais, mentais e físicos, pois o conteúdo acessado pode trazer informações e imagens que não são adequadas à educação e conteúdos que podem ser imorais e distorcidos, além dos prejuízos morais e espirituais, o excesso á frente do computador pode trazer dores e lesões na coluna, na visão afetando assim o desenvolvimento.

Os pais na maioria das vezes não têm acesso ao conteúdo que os filhos buscam na internet.

Uma pesquisa realizada pela empresa Módulo Security constatou que 46% dos pais sabem o que os seus filhos estão acessando na internet, 75% não têm nenhum controle sobre isso e 62% consideram que seus filhos tem direito a toda e qualquer informação que busquem na rede. (Ribeiro p. 70).

Assim sendo, entendemos que o papel fundamental tanto dos pais quanto da escola é o de preservar a saúde física, mental e espiritual das crianças e dos jovens, pois uma vez que o físico e o espírito estejam saudáveis tudo o mais também estará, e é importante que não só os filhos, mas tambem os pais devem ter uma vida saudável em todos os campos para poderem assim constituírem uma família saudável.



Referências
• White, Ellen G. 1827-1915.
• Dr. Lair Ribeiro
• Dr. Jorge Lordello
• Educando com amor e responsabilidade
• Cultura mental e espiritual
• Educação e saúde
• Educação no lar
• Que vão ler nossos filhos
• Crescimento Espiritual


Referencial teórico
Família e sociedade