sábado, 6 de fevereiro de 2010

PROJETO I UNIDADE









ESCOLA ADVENTISTA DE TEIXEIRA DE FREITAS

PROJETO 2010

I Unidade
CONCEITO DE FAMILIA

COMPROMISSO COM SEU FUTURO


APRESENTAÇÃO

O foco principal do projeto é apresentar o conceito histórico, social e bíblico da família no século XXI, levando os alunos a refletirem sobre a importância da família nesse contexto. Conscientizando-os da função de cada membro no ambiente familiar, de maneira que cada um obtenha uma nova visão da estrutura atual da mesma, no sentido de compreendê-la como uma instituição sólida e indispensável para o bom desenvolvimento humano. Entendendo também, que este desenvolvimento parte do conjunto escola - família, numa esfera global, em que ambos ofereçam subsídios para a conquista desse desenvolvimento, tão necessário para a geração atual e as futuras, pois o ambiente familiar precisa estar diretamente interligado com o ambiente escolar, sendo que os dois têm papel imprescindível para a formação do cidadão.



JUSTIFICATIVA

A importância desse se dá a partir da consciência do papel dialético entre a escola e a família, conduzindo os alunos ao entendimento da função social e educacional familiar, bem como identificá-la como um veículo socializador e repensar a respeito das conseqüências da nova estrutura da mesma que está se desenvolvendo no século XXI.



OBJETIVO GERAL

Resgatar os valores familiares, compreendendo a família como célula fundamental na formação do homem enquanto ser persona e cidadão, dentro de um novo contexto social, transmitindo valores essenciais da convivência civil, tais como: a dignidade da pessoa, a confiança mútua, o bom uso da liberdade, o diálogo, a solidariedade, a obediência e respeito à autoridade, os princípios morais, éticos e religiosos que nortearão a vida dos filhos e contribuirá para uma convivência notável no meio social, permitindo que eles se tornem autônomos e capazes de tomar suas próprias decisões dentro de um contexto diverso, impedindo que essa diversidade, venha desnortear os princípios familiares. Nesse sentido a família será a base em medida notável, nas escolhas dos indivíduos em muitos âmbitos: conquistas, carreira profissional, emprego do tempo livre, amizades e relações sociais em geral.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Reconhecer a importância da família na formação do ser no século XXI; palestra psicóloga (Eleandra), empresário (Gilmar Guimarães), Pastor (Welington)

• Perceber a família como célula fundamental da sociedade;

• Repensar o papel socializador da família;

• Repensar a função social de cada membro da família;

• Conceber as novas estruturas familiares no contexto vigente.



METODOLOGIA

Após a apresentação e socialização do tema, levantamento de conhecimentos prévios das crianças e a interação do grupo, educador e educando, inicia-se portanto, as metodologias do projeto que direcionarão as atividades de áreas a serem trabalhadas de acordo com os conteúdos.



PROCEDIMENTOS

• Seminario;
• Apresentar o projeto, através de aula expositiva;
• Leitura compartilhada de um texto sobre família, socializar o texto;
• Filme sobre família. Sugestões: Adão e Eva, A felicidade não se compra, Procurando Nemo, A prova de fogo, Bella, o filme, A procura da felicidade, A vida é bela;
• Trabalhar histórias em quadrinhos e literárias, fantoches e teatro , partindo do tema proposto;
• Fazer um mural da família com fotos ou recortes, desenhos, mostrando as diversas estruturas familiares , ressaltando a importância do amor, respeito, perdão e solidariedade;
• Confeccionar um livrinho com a linha do tempo da família, socializar em sala;
• Em círculo explorar algumas características de cada família;
• Convidar um membro da família para: contar uma história, ensinar uma música, receita, brincadeiras, ou falar sobre a profissão;
• Trabalhar com músicas relacionadas à família. Sugestão: Se na família está Jesus, Família com Aline Barros, Utopia e Oração da família com o Pe. Zezinho;
• Trabalhar com contos, através de discussões sobre o que é verdade e mito nos contos, refletindo os valores para a família;
• Visita do professor à casa do aluno para interação reunindo-se para um momento de reflexão e oração com a família;
• Realizar uma palestra na escola abordando o tema proposto;
• Realizar um piquenique com os alunos e sua família, em uma fazenda, para um momento de socialização e diversão.



ATIVIDADES ESPECÍFICAS.

HISTÓRIA, LINGUA PORTUGUÊSA E MATEMÁTICA.

• Analisar a evolução histórica da família (pesquisa, debates, entrevistas, desenhos livres, seminário)
• A família nas diversas sociedades;
• A importância da família na formação de uma sociedade mais justa.
• Concurso de poesia com premiação.
• Homenagem a uma família.
• Elaboração de murais, pinturas,
• Dramatizações retratando situações do convívio familiar.
• Produções textuais envolvendo o tema em questão.
• Dados estatísticos do processo comportamental da família.


JARDIM I

• Linha do tempo – Confeccionar um livrinho com a linha do tempo da família;
• Convidar um membro da família para contar uma história;
Assistir ao filme: Adão e Eva

JARDIM II

• Linha do tempo – Confeccionar um livrinho com a linha do tempo da família;
• Convidar um membro da família ( mãe de Esther) para trabalhar uma receita
com a turma;
• Filme: Procurando Nemo.

1º ano da 1º unidade

*Confeccionar um livrinho com a linha do tempo da família.

*Convidar um membro de uma família para ensinar uma receita.

*Filme:Procurando Nemo e Adão e Eva.



2º ANO

• Linha do tempo – confeccionar um livrinho com a linha do tempo (4ª semana de aula)
• Convidar um membro da família para ensinar uma música.
Filme sobre a família (Adão e Eva ou Procurando Nemo


2ª série


3ª série


4ª série A e B



AVALIAÇÃO

Ao final do projeto depois de terem vivenciado inúmeras situações de aprendizagem, a avaliação dos alunos será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse, desenvolvimento, individual e coletivo, bem como o envolvimento da comunidade escolar.
A avaliação será realizada também de forma contínua e processual.



CULMINÂNCIA


Piquenique com a família na fazenda Cascata ou Amor e Cana
• Tiro ao alvo
• karaokê
• Corrida de saco
• Queimada
• Cabo de guerra
• Caça ao tesouro
• Torta na cara
• Ovo na colher
• Produção artística livre
• Corrida maluca
• Cobra cega
• Futebol em dupla
• Estoura balão
• Pau de cebo



REFERENCIAL TEÓRICO

A formação do caráter
Educação e caráter
Métodos de ensino
Comportamento
Relação entre vestuário e educação
A carreira profissional
Fé e oração
Crianças e jovens exigem nosso cuidado



O papel da educação no mundo hoje, é um papel novo e nunca foi tão difícil educar crianças e jovens num mundo que oferece tantos perigos e desafios. E cabe a família juntamente com a escola o papel de direcioná-los e prepará-los para essa nova realidade mundial. É necessário que a escola tenha um papel fundamental na orientação dos jovens, e para tanto além da preparação teórica é preciso que se tenha uma educação firme, no sentido de orientar o educando para suas futuras decisões frente a vida.
O jovem “durante a vida” encontra diversas paixões que podem desviá-lo do bom caminho de Deus, pois as tentações são muitas como afirma.
Quando o jovem sai ao mundo, para encontrar suas seduções ao pecado – a paixão por ganhar dinheiro, a paixão pelos divertimentos e contemporizações, a ostentação, o luxo, extravagâncias, engano, fraude, roubo e ruína – que ensinos encontrará ali. (White p.39)

É aí onde a família e a escola podem direcionar esse jovem, dando uma estrutura de caráter firme para que ele possa enfrentar esses desafios sem medo e sem fraquejar, para que o jovem possa superar esses desafios com a firmeza e com o conhecimento e fazer o diferencial no mundo e pra ele mesmo inserido na sociedade. Nos métodos e ensinos é que conhecemos a verdadeira educação, que não é aquela da memorização, pois é necessário que o aluno, quando estiver desenvolvendo seus conhecimentos, desenvolva também o censo crítico e o discernimento entre o bem e o mal para não aceitar o juízo do outro, e para tanto é necessário ter confiança em Deus que é a única sabedoria que poderá nos dirigir no caminho reto.
O comer da árvore do bem e da ciência do bem e do mal causou a ruína de nossos primeiros pais, e a aceitação da mistura do bem com o mal e hoje a ruína dos homens e mulheres. O espírito que confia no juízo de outra pessoa mais cedo ou mais tarde será por certo corrompido (White p. 141)

Cury afirma que tanto os educadores quanto os pais são propensos á falhas no encaminhamento da educação de suas crianças e adolescentes, entretanto, afirma que a maior de nossas falhas se refere ao fato de termos “esvaziado” as relações com nossos filhos e alunos perdido a sensibilidade. Assim o estreitamento dos pais com o filho e dos pais com a escola proporciona uma educação onde todos participam e que o maior favorecido é o aluno e posteriormente a sociedade.




REFERÊNCIAS

. White, Ellen G. 1827-1915.
. Educação: um modelo de ensino integral
. Conselhos aos Pais, professores e estudantes
. Princípios e métodos da prática educacional
. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes - Augusto Cury

Nenhum comentário:

Postar um comentário